Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – T.D.A.H

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Jane
em 19/11/2021

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Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – T.D.A.H

Existem muitas razões pelas quais uma criança é agitada ou desatenta em sala de aula. O T.D.A.H. – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é difícil de diagnosticar definitivamente.

É um problema neurobiológico também é hereditário caracterizado por dificuldades comportamentais que podem variar em intensidade, ambiente, atitude e motivação interna podem influenciar comportamentos.

Existem três características predominantes associadas ao T.D.A.H. – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade:

  1. Hiperatividade
  2. Impulsividade
  3. Desatenção

Como Os Pais Devem Agir Com Crianças Que Tem Transtorno De Déficit De Atenção E Hiperatividade?

Motivar a criança com T.D.A.H. – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é fundamental para o sucesso dela. Quando motivados ocorre realmente uma mudança em seu comportamento. Ninguém tem culpa!

Muitas vezes as pessoas acreditam (especialmente os pais) que a criança “só precisa se moldar”. O que muitas vezes é negligenciado em casa e na escola, é que a criança NÃO PODE “simplesmente” se moldar. Você como pai e mãe pode ajudar no desenvolvimento infantil de seu filho com T.D.A.H. – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

T.D.A.H: Transtorno de Déficit de Atenção e hiperatividade

Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade têm um problema neurológico real e precisam de ajuda para ter sucesso. Disciplina também significa ensinar o desenvolvimento da organização da criança e não punir. É preciso entender o que levou a criança a errar. As crianças com T.D.A.H. – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade são impulsivas, o que significa que muitas vezes fazem coisas que as colocam em problemas. Até mesmo quando tentam se comportar bem podem não conseguir se expressar da maneira devida.

Elas precisam do seu apoio. Não culpe a criança criticando rispidamente seu comportamento! As crianças com T.D.A-H fazem coisas que não querem devido à impulsividade.

Em tenra idade eles começam a pensar que não são bons. E quando vão crescendo só se ouve falar na fama de aluno indisciplinado. Escolha os problemas. Evite o confronto em todos os movimentos errados. Evite o confronto, não exija resposta quando ela estiver fora de controle ou sua linguagem corporal disser NÃO.

Dê um de tempo quieto e você verá mudanças FÍSICAS. (o tempo vai depender da criança pode ser 10 minutos ou mais). Você pode discutir o que aconteceu para evitar que isso se repita. Faça a criança se sentir bem consigo mesma. Ajude na organização da criança e ela será grata a você mesmo sem demonstrar com atitudes.

Como Identificar os Sintomas do T.D.A.H. – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

A hiperatividade é um descontrole motor. A criança faz várias coisas e não termina. Demonstra agitação, comportamento inadequado, mudanças de humor e instabilidade afetiva.

Este transtorno apresenta três características básicas: a falta de atenção, a agitação e a impulsividade. Não existe apenas uma forma de T.D.A.H. e dependendo da pessoa, pode sofrer alterações consideráveis no comportamento.

A criança com T.D.A.H. – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade se distrai com facilidade, esquece seus compromissos, perde ou esquece objetos, tem dificuldade em seguir instruções, em se organizar, fala em excesso, interrompe, não consegue esperar sua vez, respondendo a perguntas antes mesmo de serem finalizadas.

Segundo pesquisas, o T.D.A-H é mais comum em meninos. Nos meninos os principais sintomas são a impulsividade e a hiperatividade, e nas meninas a desatenção. Antes dos cinco anos é muito difícil identificar o T.D.A-H.

Segundo o Neuropsicólogo, Sam Goldstein, em seu artigo: Hiperatividade: Compreensão, Avaliação e Atuação: Uma Visão Geral sobre o T.D.A.H. (2006), existem algumas classificações sobre o T.D.A.H. Entre elas estão:

Forma Hiperativa/Impulsiva – É caracterizada por pelo menos seis dos seguintes sintomas, em pelo menos dois ambientes diferentes:

– Dificuldade em permanecer sentado ou parado;

– Corre sem destino ou sobe excessivamente nas coisas;

– Inquietação;

– Fala excessivamente;

– Dificuldade em engajar-se numa atividade silenciosamente;

– Responde a perguntas antes mesmo de serem formuladas totalmente;

– Interrompe frequentemente as conversas e atividades alheias;

– Dificuldade em esperar sua vez (fila, brincadeiras).

Forma Desatenta – A criança apresenta, pelo menos seis das seguintes características:

– Dificuldade em manter a atenção;

– Corre sem destino ou sobe excessivamente nas coisas;

– Distrai-se com facilidade, “vive no mundo da lua”;

– Não enxerga detalhes ou comete erros por falta de cuidado;

– Parece não ouvir;

– Dificuldade em seguir instruções;

– Evita e ou não gosta de tarefas que exigem um esforço mental prolongado;

– Dificuldade na organização;

– Frequentemente perde ou esquece objetos necessários para uma atividade;

– Esquece rápido o que aprende.

Comportamento

A mudança de comportamento seja dos responsáveis e professores que lidam com crianças com T.D.A.H., fazem muita diferença. Elogiar quando agem de forma correta reforça o bom comportamento e saber conduzir a criança que apresenta atitudes inadequadas possibilita resolver a situação com rapidez. E, quando o aluno começar a ficar agitado, ofereça outra atividade. Na escola, ele pode levar um recado para fora de sala de aula, organizar os livros na prateleira ou apagar o quadro.

Em sala de aula

É interessante manter, no caso do aluno, a proximidade com o professor, sentar próximo ao professor e longe da janela e da porta, retirar objetos que distraem. Sentar-se ao lado de colegas mais calmos, ajuda quem tem T.D.A-H. Crianças que apresentam o transtorno levam em torno de 3 a 4 vezes mais tempo para realizar suas tarefas.

Quanto ao tratamento do T.D.A.H. – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade o ideal é a intervenção psicológica, pedagógica, psicopedagógica e médica. Os pais precisam entender o que está acontecendo. É interessante o aconselhamento individual e para a família somente quando necessário e, medicamento apenas quando o médico orientar.

Lembrem-se de que o comportamento não vai mudar da noite para o dia, é um processo, respeite o tempo! Tudo vai dar certo! Foque nos pontos fortes, mantenha a rotina de seus filhos e caso a rotina precise ser alterada, avise antes.

Com carinho e firmeza conseguiremos resultados fantásticos!

Como A Escola Deve Agir Com Crianças Com Transtorno De Déficit De Atenção E Hiperatividade

Qualquer coisa que um professor faça para ajudar seus alunos com T.D.A.H. beneficiará TODOS os alunos da turma. Ensinar com sucesso uma criança com T.D.A.H. é preciso que os professores entendam a sua deficiência “oculta”, juntamente com seus comportamentos e desafios. A escola precisa alcançar o aluno em um nível significativo e concentrar-se nos pontos fortes da criança de forma inspiradora e motivadora.

Ajude a criança a se manter organizada. Ela precisa perceber que existem regras no ambiente em que está. Verifique se todos os itens necessários (lápis afiado, papel, borracha, entre outros.) estão disponíveis. Se a aula começar e a criança estiver procurando por seus materiais ela não será capaz de acompanhar o resto da turma e poderá causar tumultuo e desfocar toda a turma, além de se prejudicar por não acompanhar a aula.

Organização e Foco

A organização parte de fora para dentro. Primeiro se organiza o ambiente para depois se organizar internamente. As crianças com T.D.A.H. funcionam melhor em uma sala de aula altamente estruturada, com padrões e regras claramente estabelecidos. Se for possível, pedir que sente mais a frente, longe de portas e janelas para evitar distrações. Envolva a criança. Ela precisa se sentir conectada a professora e seus colegas de classe. Conheça o Artigo: https://pedagogadigital.com.br/7-dicas-para-manter-o-controle-com-os-seus-filhos/

Envolva a criança no comportamento auto motivador e ajudará no desenvolvimento infantil e em sala de aula. Considere um sistema de pontos e com recompensas (predeterminadas) por comportamento desejável. Programas motivacionais com uso de materiais de alto interesse para a criança são muito bem-sucedidos.

As crianças podem se beneficiar de estímulos, como estrelas, por ajudar na organização do ambiente, por participação nas atividades escolares e ou por bom comportamento. Mantenha a criança estimulada usando materiais de aprendizagem desafiadores e interessantes no nível da capacidade de aprendizado da criança. Mude a abordagem quando eles começarem a perder o interesse. Module sua voz. Mude de tom e velocidade até sussurre. Isso captura a atenção da criança e impede que sua voz seja apenas mais ruído de fundo.

Considerações finais

O ideal é reunir-se com os pais com frequência. Evite o padrão de apenas encontrar com a família da criança por problemas ou crises. Veja os pais como parceiros na educação e desenvolvimento infantil. Tente não assustar ou deprimir os pais. Enfatize o positivo e o que pode ser realizado. Não omita questões negativas que devem ser trazidas à sua atenção e esclareça cada uma aos pais pedindo apoio. É preciso focar na solução e nos pontos positivos.

E para concluir existe tratamento para uma criança com T.D.A.H. que pode ser muito eficaz. Especialmente quando o diagnóstico é feito em uma idade precoce. Não deixe de buscar tratamento para o seu filho ou sua filha. O tratamento multimodal é recomendado. Esta é uma combinação de terapia individual e familiar. É um incentivo na modificação de comportamento e quando apropriado medicação, este último apenas o médico pode prescrever.

Não deixe de pesquisar sobre o profissional que você vai contratar para cuidar do seu filho, isso é extremamente importante, a família e a criança precisam se sentir confortável e seguro com o profissional escolhido.

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Até o próximo “Papo Pedagógico!”

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