Técnicas de Atletas de Alta Performance para Aprender Melhor e Mais Rápido

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Jane
em 13/12/2021

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Técnicas de Atletas de Alta Performance para Aprender Melhor e Mais Rápido

Se preparar para o vestibular, para concurso público ou se preparar para a vida, não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona. O maratonista sabe que a corrida vai demorar, o corredor de 100 metros sabe que vai acabar rápido.

Nesse artigo, você vai aprender técnicas de atletas de alta performance para aprender melhor e mais rápido qualquer coisa que precise.

O que acontece com a maioria dos estudantes é: aprende e esquece, aprende esquece, e muitos dizem assim: A minha memória é ruim, não serve para nada!

E não é que a sua memória é ruim, isso acontece porque você não sabe usar a sua memória. A memória gosta de movimento, uma coisa é pensar no gato dormindo outra coisa é imaginar o gato correndo, aquelas memórias que você tem na sua mente, elas estão lá na forma de filmes e não na forma de slide.

Se você memoriza coisas paradas, você esquece mesmo. O movimento vai te lembrar do tempo.  

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Descobertas científicas

Segundo estudos, o professor que trabalha com giz/caneta de quadro de duas cores aumenta em 19% por cento o desempenho da classe, que está lecionando. Por estar usando mais de uma cor, você estimula a outra área do cérebro.

Então, procure estudar usando canetas de pelo menos duas cores.

Uma coisa é você pensar em um gato, outra coisa bem diferente é pensar no gato do tamanho de um elefante – exagere! A nossa memória gosta de exageros.

Os últimos 20 minutos

A medicina mostra que o que você vive nos últimos vinte minutos antes de dormir fica na sua cabeça a noite toda.

Se você estuda o dia inteiro, assiste televisão e vai para a cama, o que vai permanecer na sua mente não é o que fez durante o dia, mas a televisão que você assistiu.

Então, estude o dia todo, faça uma pausa para assistir a sua televisão, depois retorne à mesa de estudos, estude mais quinze, vinte minutos, depois vá dormir.

Assim o que está na memória de curto prazo passa para a memória de longo prazo.

Depois faça revisões, de preferência escreva, faça mapas mentais. Escrever é melhor do que digitar porque o ato da escrita ajuda a nos apropriar do conhecimento que estamos aprendendo naquele momento.

A repetição é a mãe da Didática. Como você aprendeu a andar? Se levantou, caiu, levantou, caiu, levantou, caiu até que um dia você andou. O contexto é fundamental, quando não sabemos onde deixamos algum objeto e ao voltarmos ao locais que estivemos, do nada lembramos!

A leitura

80% daquilo que você vai aprender na sua vida, será através da leitura. Nós temos três tipos de leitura: aquela que você faz por prazer, a leitura crítica e a leitura específica.

O problema é que nós brasileiros temos problemas com a leitura, com a velocidade da leitura, com a compreensão e com a memorização. A velocidade, compreensão e memorização andam juntas.

Nós aprendemos a ler palavra, por palavra e em voz alta. E quando os nossos pais nos pedem para lermos baixo, nós diminuímos o som, mas a maioria continua lendo com a garganta, esse fenômeno tem o nome de subvocalização.

Capacidade cerebral

A nossa garganta não permite falar mais do que 180, 190 palavras por minuto e o nosso cérebro chega a pensar 1000 palavras por minuto. Isso significa que eu passo a maior parte do tempo desatento.

É por isso que quando eu aumento a velocidade de leitura, aumenta a minha capacidade de concentração.

A regressão é um outro tipo de vício na leitura. O olho está sempre voltando para o texto anterior, perde-se muito tempo nisso.

O processo de leitura, palavra por palavra, a subvocalização e a regressão são problemas que prejudicam a nossa velocidade de leitura.

A mecânica

Para pegar o jeito, vire o livro de cabeça para baixo, use a mão como orientação para não se perder.

Um exercício muito interessante é você esfregar uma mão na outra até esquentar, faz isso, depois você coloca em cima dos olhos na mesma hora você descansa o globo ocular. Pode fazer duas ou três vezes que dá para perceber a diferença na hora.

Alta performance

O mapa mental foi desenvolvido por um psicólogo britânico, chamado Tony Buzan, mostra que a maneira de você fazer anotações para estudar usando o mapeamento mental é o modo como o cérebro aprende.

Você pode colocar tudo que precisa na ficha de revisão, só de olhar, vai reforçando, faz isso antes de dormir. Lembre-se a repetição e a mãe do aprendizado!

O aprendizado é mais eficaz quando ele é divertido. Substitua suas anotações por mapas mentais, use pelo menos duas cores diferentes.

Contextualize sempre. Associe sempre a teoria à prática. Estude por 50 minutos com aproximadamente 12 minutos de descanso. Depois de 50 minutos, para jovens e adultos, o rendimento cerebral cai absurdamente, você continua aprendendo, mas não retém.  

Essas foram as técnicas de atletas de alta performance para aprender melhor e mais rápido! Espero que tenha ajudado.

Revise diariamente. Esse processo está a sua disposição.

Seu filho não te obedece? Resolva isso agora! Acesse: Limites Sem Culpa

Até o próximo “papo pedagógico!”

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