Dificuldades de aprendizagem, Distúrbios ou Problemas?

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Jane
em 18/11/2021

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Dificuldades de aprendizagem, Distúrbios ou Problemas?

Ainda existe dúvida sobre o que são dificuldades de aprendizagem, distúrbios ou problemas e onde se encaixa o que é “comum ou normal” em meio a isso tudo.

Antes de entrar nessas “definições” é extremamente necessário que haja uma avaliação, não para “rotular”, mas para oferecer alternativas ou soluções para que a família consiga orientar a criança ou o adolescente que precisa de ajuda. Quanto mais informação sobre o que está acontecendo com a criança a família tiver, mais rápido será o tratamento.

As Dificuldades de Aprendizagem

Antes de entrar especificamente em cada conceito, vou destacar uma pequena observação acerca das DA – Dificuldades de aprendizagem. As DA ocorrem em crianças, jovens e também em jovens superdotados, como exemplos de personalidades da cultura, economia, arte e da ciência que foram diagnosticados com Dificuldades de aprendizagem na infância e/ou na adolescência, são eles: Albert Einstein, Tom Cruise, Walt Disney, Rodin, Leonardo da Vinci, Nelson Rockefeller, e Agatha Christie.

Não esqueça que a Dificuldade de Aprendizagem não os impediu de realizar os seus sonhos e de se tornarem pessoas de sucesso. O seu filho também é capaz de realizar o que quiser, desde que a família ofereça condições para isso. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais rápido vem a solução para os problemas do seu filho.

Haverá quem precise de intervenção psicológica, psicopedagógica, fonoaudióloga e entre outros profissionais, claro, se necessário ou aqueles em que o problema pode ser resolvido dentro do ambiente escolar, através de programas individualizados de ensino e práticas pedagógicas diferenciadas.

No recém-nascido e até os seis meses de vida, o normal é que ele chore ao sentir algum desconforto, reaja aos estímulos, como o som, luz, carinho… consiga sugar durante a amamentação, tenha boa digestão, bom funcionamento intestinal e durma, na medida do possível, de forma tranquila. Essas são as principais características do bebê considerado normal.

Dificuldades de Aprendizagem, Distúrbios ou Problemas

Sobre as diferenças entre: dificuldades de aprendizagem, distúrbios ou problemas – torna-se problemático quando o bebê sente dificuldades para alimentar-se e/ou apresenta constantes vômitos e/ou diarreias ou quando tem dificuldades com o sono, excesso de sucção, choro e irritabilidade excessivos e sem motivo aparente. O problemático se transforma em distúrbio quando o bebê se mostra apático ou indiferente, chora muito e de forma monótona, grita sem motivo, não suga e nem reage a qualquer estímulo.

Se a criança apresentar apenas um desses sintomas não há motivo para pânico, pois deve ser apenas uma característica da personalidade do bebê, caso apresente mais sintomas converse com o seu pediatra, lembre-se: nada substitui o acompanhamento com o pediatra. É apenas o médico que pode encaminhar seu filho(a), se necessário, para outros profissionais.

É claro que esse assunto não está nem perto de se esgotar, estou resumindo para que fique mais objetivo e assim facilitar o entendimento.

As dificuldades de aprendizagem podem criar obstáculos e impedimentos inexplicáveis para aprender a falar, a ouvir, a ler, a escrever, a raciocinar, a resolver problemas matemáticos, entre outros… e podem prolongar-se ao longo da vida.

Na tabela abaixo, segue a descrição de alguns distúrbios que afetam a aprendizagem.

Leia mais sobre T.D.A.H no artigo: https://pedagogadigital.com.br/transtorno-de-deficit-de-atencao-e-hiperatividade-tdah/

Tabela de descrições

Crianças e adolescentes não reagem da mesma forma, mesmo que estes tenham a mesma dificuldade de aprendizagem, síndrome e ou transtorno. Isso ocorre exatamente porque somos únicos, não existem dois seres humanos com a mesma carga genética. Evitem fazer qualquer tipo de comparação com o filho de alguém que conheça, até porque não faz bem para ninguém.

O Psicopedagogo clínico pode sugerir antes de iniciar um tratamento que a família e o professor ajudem a criança da seguinte forma:

– Auxilie a criança ajudando apenas a identificar e resolver suas dificuldades. Não faça por elas! Estimule que a criança pesquise no material da escola, bem como, livro, caderno, trabalhos.

– Motive a criança explicando de forma que faça sentido para ela a necessidade de aprender. Explique a razão do conhecimento para a nossa vida.

– A família e a escola precisam ter a mesma fala quanto a orientação nos estudos. O comportamento e o comprometimento que ele tem na escola precisa ser replicado em casa.

– Em casos mais severos, além do tratamento multidisciplinar, é necessário o medicamentoso. Não deixe de procurar outros especialistas se o seu filho for encaminhado.

– Estimule a criança a se dedicar em atividades cada vez mais longas. Por exemplo: jogos da memória, quebra-cabeças, xadrez, mesmo com tanto apelo tecnológico, ofereça jogos de tabuleiro.

– As crianças precisam de rotina, não tem jeito, estabeleça horários para dormir, se alimentar, hora de estudar, brincar, entre outros.

– Procure saber o que o seu filho mais gosta ou gostaria de fazer, a criança precisa praticar atividade física e ou atividade artística. O corpo e a mente precisam estar em constante movimento.

– Incentive sua autoestima, sempre que possível, ao acertar alguma atividade por menor que seja, estimule o seu filho. Só alcançamos a excelência quando damos o nosso melhor e insistimos até conseguir. É importante que ele acredite que é capaz de fazer qualquer coisa.

Conclusão

A criança é capaz de aprender qualquer coisa, se fizer sentido para ela. Não desanime, há outras maneiras para que a criança se desenvolva, nesse caso, o tempo dela precisa ser respeitado.

Até mesmo crianças que possuem QI’s elevados podem apresentar dificuldades específicas na aprendizagem. Citei alguns nomes conhecidos no início desse artigo para que seu filho seja incentivado.

A família precisa estar envolvida em ajudar a solucionar e/ou a minimizar os obstáculos que a criança e ou adolescente estão enfrentando. Não é fácil para a família e, principalmente para a criança.

No entanto, quanto mais você aprende, é possível resolver ou amenizar a situação que seu filho está enfrentando! O esclarecimento nos dá condições e entendimento para ajudar ou pedir ajuda para a criança e ou adolescente que está passando por esse momento.

Entendo que não é fácil para ninguém. Espero ter ajudado a compreender um pouquinho mais desse universo.

Leia também: https://pedagogadigital.com.br/7-dicas-para-manter-o-controle-com-os-seus-filhos/

Até o próximo “Papo Pedagógico!”

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