A Influência dos Pais na Vida Adulta dos Filhos

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Jane
em 20/08/2022

JUNTE-SE À NOSSA LISTA VIP

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
A Influência dos Pais na Vida Adulta dos Filhos

Como é a relação com a sua família? Legal, neutra ou uma loucura? A influência dos pais na vida adulta dos filhos é absurdamente significativa! A família pode ter inúmeras influências sobre os filhos e hoje, vou abordar algumas das mais importantes.

A influência

Cada um dos seus parentes pode ter múltiplas influências nas suas preferências, nos seus valores morais e na sua personalidade. Hoje, vamos focar na influência dos pais na vida adulta dos filhos, sejam pais biológicos ou não.

Seu filho não te obedece? Resolva isso agora! Acesse: Como Educar Seus Filhos Sem Punir e Castigar

Qualquer pessoa que faça parte da sua família pode ter impactos positivos ou negativos, dependendo de como te tratam, mas a influência dos pais é a mais importante de todas. Isso se refere a qualquer comportamento ou característica observada tanto em um filho quanto em pelo menos em um dos seus pais.

Ao perceber que uma transferência ocorreu, só sabemos da sua existência porque seu filho a repete, mas não como ela ocorreu.

Herança genética

A sua saúde mental pode ser muito impactada pela sua família. A herança genética exerce uma influência no desenvolvimento da maioria dos transtornos mentais, embora alguns estejam mais fortemente ligados a esse fator do que outros.

A influência dos pais na vida adulta dos filhos vai além dos genes, já que ela começa alguns meses antes de você nascer. Quando mulheres com depressão engravidam, seus fetos tem uma chance maior de desenvolver sintomas depressivos na fase adulta, além de alcançar níveis menores de escolaridade.

Pessoas que passam por maus-tratos infantis ou por um abuso sexual têm maiores chances de desenvolver depressão, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares e realizarem tentativas de suicídio.

Traumas

Os traumas podem ser transmitidos de uma geração da família para outra. Mães que sofreram traumas são mais propensas a tratarem os próprios filhos de forma agressiva e fria. O que aumenta as chances de a criança passar por experiências traumáticas.

Os relacionamentos problemáticos entre os pais podem gerar uma constante fonte de estresse que aumentará as chances de os filhos terem dificuldades ligadas à saúde mental no futuro.

Leia também: 6 Maneiras para Fortalecer o Vínculo Afetivo

O modelo

Pais que se relacionam de forma carinhosa, com os seus filhos desenvolve o apego seguro, o que tornará os seus futuros relacionamentos mais satisfatórios. Filhos de pais com níveis socioeconômicos e educacionais mais elevados também tendem a exibir essas características em níveis mais elevados.

Uma das maneiras pelas quais pode ocorrer a transferência do nível socioeconômico e até do nível educacional é através da transmissão de habilidades cognitivas.  

Se, em média, pais emocionalmente inteligentes criam filhos emocionalmente inteligentes, isso poderia ajudá-los tanto a tirar notas melhores na escola quanto a ter um desempenho melhor no trabalho futuramente e na vida. Uma habilidade cognitiva que pode trazer grandes impactos para a vida de alguém, por exemplo, é o autocontrole.

Ele é a capacidade de regular de forma flexível os próprios comportamentos, pensamentos e emoções. Quem tem níveis menores de autocontrole possui um maior risco de vivenciar problemas com abuso de substâncias, desenvolver diabetes, envolver-se em acidentes. Ter uma renda menor e um nível educacional menor.

Seu filho não te obedece? Resolva isso agora! Acesse: Como Educar Seus Filhos Sem Punir e Castigar

Pais que influenciam positivamente

Quanto menor o autocontrole dos pais, menor tende a ser o dos filhos também e isso pode ocorrer por diferentes motivos.

Por exemplo, esses pais tendem a vivenciar mais conflitos no casamento e a reagir de forma mais negativa às condutas problemáticas dos filhos. Algumas pesquisas já demonstraram que tanto práticas parentais severas quanto a presença de conflito entre os pais no ambiente familiar reduzem a capacidade da criança de autocontrole. O que poderá trazer várias repercussões negativas para a vida dela no futuro.

A conduta dos pais é o maior exemplo que um filho tem, mas também existem outros fatores de risco no ambiente onde a família vive. Isso inclui morar em uma vizinhança pouco segura, fazer parte de uma família disfuncional ou o fato de os pais estarem com dificuldades muitas financeiras, por exemplo.

O adulto

Nenhuma família é perfeita, mas algumas ficam muito mais distantes da perfeição do que outras. Que tipo de efeito a sua família teve em você depende muito de quem você é. De quem faz parte da sua família, da cultura na qual vocês viveram. E das interações que tiveram ao longo da vida entre outros fatores.

Mesmo com as melhores das intenções do mundo, pais cometem erros com os seus filhos. e isso é algo natural, já que pais são seres humanos vulneráveis a erros como todos nós.

Alguns pais cometem erros graves que prejudicam as vidas dos filhos por muito tempo, mas mesmo esse tipo de impacto pode ser amenizado com a ajuda de um bom psicólogo e uma educadora parental para que os pais saibam como conduzir a educação de seus filhos e não cometerem os mesmos erros.

Consultoria Individual para Mães e Pais: Saiba mais sobre a Consultoria Individual

É preciso estudar para nos tornarmos pessoas e pais melhores. Vamos juntos!

Até o próximo “Papo Pedagógico!”

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!