Como Identificar Se Seu filho tem Dislexia?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Jane
em 09/01/2022

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Como Identificar Se Seu filho tem Dislexia?

O artigo como identificar se o seu filho tem dislexia vai descrever 12 características que uma pessoa com esse transtorno que afeta a aprendizagem apresenta.

A Dislexia não é uma doença, mas uma dificuldade ou transtorno que afeta a leitura e a escrita e pode ocorrer tanto com palavras, quanto com números.

Para complementar a sua leitura, acesse: Dificuldades de aprendizagem, Distúrbios ou Problemas?

A Capacidade Intelectual

A pessoa que tem dislexia possui inteligência normal e também não está relacionada ao tipo de educação que a criança possui ou às estratégias de ensino utilizadas pelos professores.

Quais são os sinais de alerta da dislexia em idade escolar?

1 – Apresenta lentidão no aprendizado das letras e dificuldade em associar as letras aos sons correspondentes.

2 – Escrita espelhada, ou seja, pode haver troca de letras que tenham sons semelhante ou semelhança na escrita, letra E com o algarismo 3.

3 – Apresenta dificuldades em tarefas que manuais.

4 – A escrita pode ser bastante irregular e sem precisão.

5 – Tem dificuldade em expressar, por escrito, suas ideias e pensamentos.

6 – Demora muito para ler e escrever, não gosta ou se recusa a ler e a escrever.

7 – Precisa de mais tempo para realizar tarefas manuais.

8 – Se sai melhor em avaliações orais.

9 – Se distrai com muita facilidade.

10 – Mantem a atenção em curtos períodos de tempo.

11 – Parece assimilar bem os estudos. mas no dia seguinte, esquece o que foi aprendido.

Leia também: Por que têm crianças que ouvem, mas não entendem? [PAC]

Esse distúrbio pode se manifestar de forma mais branda ou mais grave e se mantem ao longo da vida.

O Tratamento

Não existe “cura” para a dislexia, mas os tratamentos amenizam MUITO as características do transtorno. Porém, com o diagnóstico precoce feito por um profissional qualificado e o acompanhamento adequado, a maioria dos disléxicos podem superar as dificuldades de aprendizagem e ter uma vida muito produtiva.

As crianças com dislexia têm dificuldade com a memória de curto prazo ou memória de trabalho. Assim, se a tarefa for muito longa, será difícil manter essas informações na memória.

Metodologias de Aprendizagem

Utilize métodos que facilitam a aprendizagem para diversificar as aulas, isso ajuda muito a criança que têm dislexia. Por exemplo, adicionar ilustrações e  imagens ajuda a compreender melhor os assuntos que estão sendo estudados.

A apresentação dos trabalhos em diferentes formatos como: áudio, vídeo, gráficos, diagramas ou desenhos, facilitam mais ainda o processo de aquisição do conhecimento.

O Tempo

Dê mais tempo para a criança fazer o trabalho. Além disso, é essencial certificar-se de que o exercício ou atividade foi compreendido. A pessoa com dislexia demora muito mais do que uma pessoa que não tem o transtorno para realizar uma tarefa como ler e escrever.

Resumir as informações aprendidas e faça conexões com as disciplinas anteriores também é muito importante para uma aprendizagem mais eficaz.

Leia com seu filho. Ajuda a ampliar o vocabulário e a aumentar, aos poucos, a velocidade da leitura.

Um bom exercício é ler livros já lidos anteriormente. Repetir livros ajuda a lembrar. Repita as atividades e assuntos.

A pesquisa mostrou que a repetição é fundamental no desenvolvimento de crianças disléxicas e na superação de suas dificuldades de aprendizagem.

Cronograma de estudos

Métodos de ensino e práticas de estudo. Esta é uma dica que se adapta a todas as crianças, especialmente as crianças disléxicas. Ajude a organizar o tempo e as atividades. É muito importante encorajar o uso de uma agenda.  

E estude em um ambiente onde a criança possa estar relaxada e sem ansiedade.

Não permita que a criança seja rotulada de preguiçosa, desorganizada ou desleixada. Os rótulos não beneficiam em nada o desenvolvimento da criança, apenas contribuem para torná-la mais desmotivada e desinteressada pela escola.

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Um beijo e até o próximo “Papo Pedagógico!”

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