Por que têm crianças que ouvem, mas não entendem? [PAC]

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Jane
em 13/12/2021

JUNTE-SE À NOSSA LISTA VIP

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
Por que têm crianças que ouvem, mas não entendem? [PAC]

Muitos responsáveis não percebem as crianças que não ouvem, mas não entendem que podem ter mais do que falta de atenção.

O PAC – Transtorno de Processamento Auditivo Central atinge entre 3 a 5% das crianças em idade escolar e compromete a capacidade de aprendizado. Ele é mais comum em portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Muitas crianças que eu atendo com T.D.A-H têm também o transtorno de PAC. É fundamental identificar os dois transtornos e distinguir se a criança tem uma delas ou as duas em associação. O tratamento é feito sem medicação.

O que é o PAC?

Vamos entender o que é o processamento auditivo central. Imagine que você está em uma roda de amigos, todos conversando e uma amiga começa a falar diretamente com você. Mesmo com o barulho das outras pessoas, você é capaz de isolar o som da voz da sua amiga e prestar atenção no que ela fala.

Você sente como se os outros sons diminuíssem. Seu cérebro decide o que ele vai considerar como um som importante e tenta descartar todo o resto, rotulando os outros sons como ruídos. Ruído é um som ou estímulo indesejado.

O sistema nervoso central trabalha com a relação entre sinal de interesse versus ruído. Se o sinal é bom, um pouco de ruído é tolerável. Você está em um show do seu artista referido. A multidão fala, canta e dança, mas você só ouve a voz do cantor e os sons da sua banda. O artista e sua banda emitem o estímulo principal, o sinal, enquanto todo o resto é ruído que seu cérebro tenta ao máximo eliminar.

A sua audição continua captando todos os sons igualmente, seu ouvido não faz distinção. É como um microfone que capta todos os barulhos. Mas, o cérebro consegue selecionar os sons de acordo com seu interesse.

Essa capacidade de separar os sons depois de eles terem sido captados é o tal do processamento auditivo central. Nós chamamos de Transtorno do Processamento Auditivo Central quando uma pessoa tem a audição normal, mas tem sintomas relativos a essa capacidade de processar os sons no cérebro.

As causas

Existem várias causas possíveis de Transtorno de PAC, como infecções crônicas de ouvido, intoxicação por metais pesados, problemas na gestação ou no parto etc. A causa mais frequente é uma dificuldade na maturação do cérebro, um problema do neurodesenvolvimento.

Quais são os sintomas? Sua criança com frequência confunde sons ou palavras? Os ambientes barulhentos perturbam demais sua criança quando ela está tentando ouvir algo? A capacidade de compreensão da sua criança melhora em ambientes mais silenciosos? Ela tem dificuldade de seguir ordens ou orientações verbais, simples ou complicadas?

Sua criança tem problema para soletrar ou para falar certos sons? Sua criança tem dificuldade de acompanhar uma conversa? Esses podem ser sinais de que algo na capacidade de audição e compreensão de sons está em desacordo com o esperado. É por isso que não percebemos quando as crianças ouvem, mas não entendem.

Lembre-se que essa capacidade de processamento auditivo central é desenvolvida com o amadurecimento do cérebro. Então, é preciso analisar se as habilidades ou dificuldades estão dentro do esperado para a faixa etária.

Os testes diagnósticos são aplicados levando em conta a idade da criança.

Os testes de Processamento auditivo central são feitos por volta dos 7 anos nas crianças, mas podem ser aplicados antes disso.

O exame

Primeiro é realizada uma audiometria para confirmar que não existe algum problema de audição.

Depois os testes específicos de PAC incluem:

1- Teste de Figura-fundo: para avaliar a capacidade de distinguir o som de interesse, do ruído de fundo;

2 – Audição dicótica: compreensão de duas vozes simultâneas;

3- Testes binaurais de localização da fonte do som;

4 – Testes que avaliam a capacidade de completar palavras ou frases em situações difíceis. Além de um outro teste que é o da Temporização do som;

Quem aplica essa avaliação é um profissional de fonoaudiologia em uma cabine acústica, um ambiente controlado de teste. Essa avaliação é diferente da avaliação específica da linguagem que é feita no consultório da fonoaudióloga para pesquisar problemas como a dislexia, disgrafia e outros distúrbios da linguagem e comunicação.

É importante interpretar os resultados do teste de processamento auditivo central com cuidado.

Déficit de Atenção e Hiperatividade

Uma criança com déficit de atenção e hiperatividade tem dificuldades na esfera da atenção e das funções executivas que podem comprometer seu desempenho nos testes de PAC. Algumas vezes precisamos iniciar o tratamento do T.D.A-H para depois repetir o teste de PAC para confirmar a deficiência.

O tratamento do transtorno de processamento auditivo central requer uma abordagem ampla. É importante avaliar a sala de aula e colocar a criança numa localização mais protegida de ruídos externos.

Ficar do lado de uma janela, não é bom para quem tem transtorno de PAC. Nem para quem tem T.D.A-H.

Leia mais: T.D.A-H

Alguns países, permitem que as crianças utilizem fones de ouvido sem fio enquanto o professor fala com microfone de lapela.

A terapia fonoaudiológica pode ser muito útil, fazendo treinamentos auditivos em cabine e também abordando problemas do desenvolvimento da linguagem quando presentes.

Por fim, com o diagnóstico, a criança pode ter direito a adaptações que ajudem a compensar suas dificuldades, como ter mais tempo nas provas, ter um espaço reservado com menos barulhos nas avaliações e até ajuda de leitor quando indicado.

Leia: Dificuldades de Aprendizagem, Distúrbios ou Problemas?

Também espero que as mamães e os papais aprendam a ficar de olho no desenvolvimento escolar de seus filhos. E observem mais as crianças que ouvem e não entendem, nem sempre é apenas falta de atenção.

E quando houver alguma dificuldade, procurem os profissionais competentes para avaliar e tratar o problema.

Seu filho não te obedece? Resolva isso agora! Acesse: Limites Sem Culpa

Até o próximo “Papo Pedagógico!”

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!