Birras de crianças de dois anos – O que os pais podem fazer?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Jane
em 15/11/2021

JUNTE-SE À NOSSA LISTA VIP

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
Birras de crianças de dois anos – O que os pais podem fazer?

Crianças de 2 anos ainda são bebês

O famigerado ‘terrible two’ ocorre com todas as crianças e não, as crianças nessa idade não tem condições de “testar” os pais porque nem maturidade para isso elas tem, e não esqueça, que nessa idade elas ainda são bebês e estão começando a se expressar…

Se para nós, adultos é difícil controlar as emoções, imagina para um bebê… paciência, sempre.

Crianças no segundo ano de vida faz birras com frequência porque ela ainda é incapaz de controlar-se e continua agindo como se fosse um recém-nascido. Quando lemos o título: Birras de crianças de dois anos – O que os pais podem fazer?

Não é apenas para chamar a atenção, mas tem o objetivo de esclarecer que o comportamento da criança não está errado, são os adultos que precisam entender mais sobre o comportamento infantil para saber lidar e aprender a resolver ou a amenizar quando a criança entrar na birra, seja ela por manha ou por alguma coisa que verdadeiramente esteja incomodando.

Ela faz isso por alguns motivos: mudança na rotina, por não estar se sentindo bem, não ter horário para nada, passar da hora de dormir ou das refeições, também ocorre quando deseja uma coisa e não consegue ou o adulto a proíbe ou a impede de conseguir alguma coisa – é claro que é comum a criança querer mexer em algo que não pode – nesses caso a distraia com o que ela pode brincar, invista em objetos que sejam coloridos ou brilhantes, assim ela, esquece aos poucos o que estava querendo e não pode mexer.

E isso é o suficiente para começar a bater os pés, chorar berrando e rolar pelo chão.

Comportamento

As crianças não fazem ideia de como se comportar, ela está expressando corporalmente o que sente, igual ao bebê quando sente, fome, dor ou frio… ele chora. É aí que entra o adulto (calmo), para ensinar a criança como se comportar. E ensinar a se comportar é uma orientação diária.

Se a criança perceber, sempre que fizer malcriação, que esse comportamento não é aceito e o adulto o impede sempre que acontecer, então, pouco a pouco ela vai parando com as birras porque vai entender que é inútil.

Lembrem-se que quando as crianças fizerem malcriação, pergunte: tem alguém te batendo? Não estou entendendo porque você está chorando! Você sabe falar então me diz o que está acontecendo.

Tenha empatia, como são pequenos, fale que entende que ela ou ele não se sente bem ou não está feliz. Eu tenho certeza que você quer ser uma menina educada, então conte o que aconteceu que eu vou te ajudar. Não precisa chorar! Se chorar não dá para entender o que você quer.

É claro que não devemos despejar de uma vez essas perguntas, faça aos poucos. E, caso a criança não queira falar, deixe no cantinho do “pensamento” por alguns minutos (utilize a idade da criança como parâmetro) e, depois retorne.

É simples, mas não é fácil, demanda paciência, mas funciona!

Se precisar de mais ajuda, acesse o artigo: Como Manter o Controle com o seu Filho.

Meu E-book – Birras: O que é e o que Fazer Para Acalmar a Criança nos Momentos de Explosão Emocional

Beijos e até o próximo “Papo Pedagógico”!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!