5 Passos Para Ajudar o Seu Filho nas Tarefas Escolares em 2022

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Jane
em 22/12/2021

JUNTE-SE À NOSSA LISTA VIP

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
5 Passos Para Ajudar o Seu Filho nas Tarefas Escolares em 2022

Recebi muitos pais e familiares relatando que perceberam que após a pandemia ficou muito difícil ajudar nos estudos dos seus filhos.

Por isso separei nesse artigo, 5 passos para ajudar o seu filho nas tarefas escolares em 2022.

Ficou claro que essa mudança, devido a pandemia afetou a todos nós: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. É muito complicado trabalhar em casa e ter que gerenciar a demanda que uma casa exige mais a criação dos filhos junto com a escola.

Seu filho não te obedece? Resolva isso agora! Acesse: Limites Sem Culpa

Primeiro Passo

O responsável pela criança ou adolescente precisa ajudar o seu filho a se organizar na rotina da escola e a acompanhar as tarefas escolares. E, fazer a seguinte reflexão: estamos todos os dias com a mesma motivação para trabalhar e estudar? Principalmente, nesse momento em que estamos vivendo?

E, dentro de casa, em um ambiente totalmente diferente do ambiente escolar é muito mais desafiador, entende?

Quando seu filho está com preguiça… ou diz que não quer fazer… ao invés de explodir, entenda que a criança não entende o que ela “deve fazer”, que “não precisa ser mandada”, quem tem clareza disso somos nós, os adultos.

Ouça o seu Filho

Assim que perceber que a sua criança está reclamando, enchendo a paciência porque não quer fazer o que precisa ser feito, pare e preste atenção no que ela está falando…depois que ela terminar de falar, fale para ela que é chato mesmo, é difícil mesmo.

Pergunte o que ela gostaria de fazer naquele momento, quem sabe vocês possam fazer juntos no próximo final de semana (desde que esteja de acordo com a realidade da família) e que seja verdade, tá? Caso a criança fuja um pouco da realidade, escolha o que ela mais gosta de fazer como opção.

Converse e fale o que você como mãe e pai gostaria de fazer também, mas que como precisa trabalhar e manter a casa abastecida, organizada e todo o resto, não é possível… fale quais são as consequências de não se ter responsabilidade… quem não gosta de assistir filmes comendo pipoca, não é mesmo?

Segundo Passo

Ao organizar a rotina da casa e da criança, inclua o seu filho naquilo que for possível que a criança consiga fazer sozinha. Se a autonomia não for dada, o seu filho entende que ele só faz a tarefa de casa se você estiver perto dele, aos poucos, isso gera dependência.

O seu filho só faz se você ‘mandar’ ou estiver ali ao lado dele, é claro que ele também vai querer que você leia o tempo todo porque ele não entendeu… quer a resposta…

Quem aguenta isso? Ninguém! Sobrecarrega todo mundo!

Adultos estressados, a criança que não se desenvolve, não constrói responsabilidade e os pais não entendem o porquê, se eles fazem tudo para eles, ficam do lado deles o tempo todo… eis o problema, percebe?

 Realidade

Organize a rotina semanal do seu filho em uma folha e pendure nos locais mais visíveis da casa.

Se você percebe que seu filho sofre com a falta de alguma brincadeira, conversa com amiguinho ou jogo, separe dentro desse planejamento semanal um horário para que ele tenha o seu lazer garantido após as suas obrigações.

Pergunte a opinião do seu filho sobre as atividades que ele gostaria de fazer ao longo da semana para se divertir, após as obrigações dele.

E retome a conversa sobre o que acontece se a mãe ou o pai não for para o mercado porque quer assistir filme o dia todo? Fale sobre as consequências da falta de responsabilidade.

Na primeira reclamação de seu filho ou filha, aponte para o planejamento e fale que foi você que escolheu e organizou junto comigo para que ficasse bom para todos.

A preguiça vai aparecer, é chato, mas as obrigações de casa e da escola precisam ser feitas. Lamento. Assim que você terminar o que precisa ser feito, vai poder fazer o que mais gosta de fazer.

Para complementar: Como Conquistar o Respeito do seu Filho

Os Limites

É isso que dá orientação para criança, e pode ser que ela deixe de fazer alguma coisa ou se atrase e claro que ela vai ficar sem a atividade que ela tanto gosta. Tudo tem consequências!

Seu filho, aos poucos, vai perceber que vai ter bons resultados porque cumpre as tarefas.

Terceiro Passo

Pode existir flexibilidade no planejamento que foi combinado entre vocês? Se for mínimo, sim. Em casos de doença, ou algum outro fator externo, fora isso, não. Se abrir mão, vai voltar ao caos que era antes.

Caso precise alterar os horários ou reorganizar as atividades de lazer ou de obrigações, sente-se novamente com o seu filho e refaçam juntos. E, durante esse processo, seu filho continua fazendo as tarefas dele como antes. Isso não é negociável.

Dependendo do temperamento da sua criança, no início, sua criança pode reclamar com mais frequência. Mantenha-se firme e sempre pontuando as consequências de quem é irresponsável.

Sem pena, sem agressividade, sem infantilizar a voz, fale com o seu filho com firmeza, sem rodeios ou brincadeiras.

Quarto Passo

Mostre ao seu filho o que acontece quando ele cumpre a parte dele nas tarefas de casa e da escola. Em momento nenhum estou falando de dinheiro, tá? A criança precisa entender que mesada não tem nada a ver com as tarefas que ela precisa cumprir em casa e na escola.

Assim que iniciar o dia, olhem o que está planejado para aquele horário e relembre para o seu filho que para aquele dia, mais tarde – após cumprir todas as tarefas – ele tem a tarde para brincar…

A mesma coisa precisa ser feita quando for ao contrário… se não fizer a lição ou as atividades domésticas, não vai fazer o que quer depois.

Se perceber que está “enrolando” para fazer alguma coisa, avise que se continuar, no fim do dia não vai ter como brincar porque não terminou o que precisa ser feito antes. E cumpra!

Quinto Passo

Não se sinta culpado(a), as crianças e adolescentes não tem maturidade para entender o que faz parte ou não de uma rotina.

Nós, adultos que precisamos ter paciência e educar diariamente! É fácil, claro que não!

Não desistam e muito menos ouçam conselhos de pessoas que costuma dizer: “Lá em casa não fiz o que você está fazendo e ninguém morreu…” ou “Tem que fazer o que eu mando e não o que eu faço.” – fujam desse tipo de pessoas.

Geralmente, pessoas assim tem problemas emocionais e sociais seríssimos, sem falar dos filhos…Muito triste…

Por experiência profissional e pessoal tudo o que aprendi foi vivenciado e aplicado com sucesso. Existem vários estudos científicos que comprovam tudo isso…

Seguir essas orientações vai acabar com isso para sempre? Não existe família perfeita e nem milagre, né?! Mas, garanto que aos poucos, a rotina dos adultos e das crianças estarão mais organizadas e menos cansativa, sim!

Mas como tudo nessa vida, não é da noite para o dia! É um processo!

Seja firme, como diz minha mãe: “mijou fora do pinico, perde as regalias.” Rs

Conclusão

A palavra de ordem é paciência, quanto mais acolhemos a criança e a escutamos, mais vínculo criamos, e fica mais fácil conquistar a cooperação dela.

Vale lembrar, mais uma vez, que não existe família perfeita…aquela de comercial de margarina, tá?! Estamos construindo um caminho, de autonomia, responsabilidade, uma rotina organizada, equilibrada… todo dia um pouquinho…

Devagar e sempre…

Nem sempre as coisas saem como gostaríamos que acontecessem, né? Com o seu filho vai acontecer a mesma coisa, mas com o passar do tempo, você vai perceber que vai ocorrer cada vez menos.

Espero que os 5 passos para ajudar o seu filho nas tarefas escolares em 2022 tenham ajudado a clarear algumas questões que estão tirando o sono de alguns pais.

Leia também: Como Lidar Com Filhos Adolescentes

Assista o vídeo!

https://youtu.be/Hu3WDIFkOrs

Um beijo!

E, até o próximo “Papo Pedagógico!”

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!